criancas-birrentas.JPGO que é Molusco Contagioso?

O Molusco Contagioso é causado pelo Poxvirus, parente do vírus da varíola. Caracteriza-se por lesões cutâneas claras que surgem na pele. É comum em crianças de 0 a 12 anos de idade, embora também aconteça em adultos.

Como se pega? Como é o quadro da doença?

O virus é transmitido por contato direto. Pode também ser transmitido por objetos como toalhas, sendo comum em crianças e jovens. O vírus infecta células da pele, e tem um período de incubação (após infecção e antes dos sintomas) de 2 a 8 semanas. Surgem então pequenas pápulas que se desenvolvem numa espécie de verrugas clara e cerca de 2 milímetros a um centímetro. Podem ser dolorosas, causar coceira ou não apresentar sintoma. Essas lesãoes têm uma zona central em cratera cheia de substância que é facilmente espremida pela compressão dos seus bordos. Contudo esta substância contém virus e é infecciosa, podendo contaminar outras partes da pele, portanto é desaconselhavel espremê-los. Podem surgir em qualquer zona da pele, em grupos de apenas alguns até tantos como 20.
A doença não tem qualquer perigo e é apenas desconfortável e inestética. O sistema imunológico geralmente elimina o vírus e resolve a condição em alguns meses. A infecção pode ser acompanhada por um período de latência de até 6 meses mas o período de incubação é geralmente de 2 a 8 semanas.

Como é feito o tratamento?

O tratamento pode não ser necessário, dependendo do incômodo que as lesões causarem. Podem ser removidas por curetagem ou tratadas com nitrogênio liquido.

Como se previne?

Evitar o contato direto com as lesões de molusco contagioso é fundamental, mas isso muitas vezes é difícil, principalmente quando falamos de crianças pequenas.

Dra. Érica Monteiro – Dermatologista

tel: 11-50441064

www.dermatologia.com.br