rosto-mulher.JPGOs Tipos de Pele oleosa e sensível são vulneráveis às erupções (espinhas, cravos, cistos, pápulas,…), que podem deixar cicatrizes, especialmente se você as cutuca e espreme incorretamente. Os produtos de tratamento diário devem previnir essas erupções para evitar sequelas como manchas e cicatrizes. 

Não ponha vapor na sua pele, nem aplique água quente, nem coloque um cubo de gelo na sua espinha. Todos esses procedimentos causam uma rápida alteração na temperatura, o que é prjudicial para peles sensíveis. Alguns acreditam que a exposição solar pode ajudar na melhora da acne, mas, como a acne piora no verão, não acredito que isso ajude.
O melhor a fazer é deixar a espinha “em paz” e aplicar uma medicação que contenha ácido salicílico ou peróxido de benzoíla no local.
Tratando manchas escuras
Para manchas escuras, aplicar um produto clareador para a pele, certificando-se de utilizá-lo após limpeza e tonificação, mas antes de outros produtos recomendados.  Inicie o uso desses produtos imediatamente após aparecer qualquer mancha escura e continue o tratamento até que as manchas tenham desaparecido totalmente. Você também pode utilizar nas manchas escuras que já teve há algum tempo. A escolha da Dra. Baumann: A Pigment of Your Imagination Gel da Philosophy.

Esfoliação
Usar um esfoliante facial pode ser útil para alguns tipos de pele, mas não se sua pele for sensível, pois a esfoliação vigorosa pode desencadear um processo inflamatório com aparecimento de manchas escuras. Se você usa ácidos no rosto prescritos pelo seu dermatologista (como os retinóides), saiba que eles naturalmente já esfoliam a pele.

Proteção solar para a sua pele
A utilização, a todo o momento, de um filtro solar de amplo espectro de proteção, isto é, que bloqueie os raios UVA e UVB é importante para todos, independente da cor da pele. Proteções maiores devem ser feitas para pessoas de pele clara. As pessoas com a pele oleosa preferem produtos em gel, loções leves e sprays que normalmente deixam uma sensação melhor que a deixadas pelos cremes e loções gordurosas. Se sua pele for oleosa e sensível, a barreira física dos filtros solares que contêm dióxido de titânio ou óxido de zinco são melhores que os filtros solares químicos, que podem coçar ou queimar. Mesmo usando protetor, você verá que ficará um pouco bronzeado, pois nenhum filtro consegue nos proteger 100% das radiações do sol.
E lembre-se de que evitar totalmente o sol é a melhor opção se você tem melasma ou manchas de pele.

Fonte: “The Skin Type Solution”, livro escrito pela Dra. Leslie Baumann e que logo será vendido em Português pela Editora Campus Elsevier. Eu, Dra. Érica Monteiro, fiz a adaptação para a língua portuguesa e recomendo a leitura para todos os que são apaixonados pela sua pele e que desejam conhecer mais sobre ela.

Dra. Érica Monteiro – Dermatologista

tel:11-50441064

www.dermatologia.com.br